ambiente de trabalho

Ambiente de trabalho: mudar faz bem para produtividade

Quantas vezes temos a impressão de que o nosso trabalho não está rendendo? A produtividade caiu, não conseguimos mais finalizar uma tarefa no tempo habitual e parecemos estar incomodados com tudo à nossa volta. Pode até não parecer, mas a mudança de ambiente de trabalho faz bem para a produtividade. Se não tentou isso, pode estar na hora de experimentar.

ambiente de trabalho

Veja como um espaço criativo pode fazer a diferença para seu negócio.

O ambiente de trabalho, muitas vezes, é a nossa segunda casa, onde passamos grande parte do nosso dia. Para quem executa trabalhos via home office chega a ser difícil separar as coisas. E se você trabalhou anos a fio em escritórios, batendo ponto em horários determinados, se adaptar ao novo ambiente e à nova rotina não é uma tarefa das mais simples. É preciso estar em um ambiente criativo.

E como conseguir um ambiente de trabalho criativo? Buscar uma “mudança de ares” ou novo ambiente de trabalho para redigir uma tese, finalizar um livro ou até mesmo elaborar aquele projeto importante que necessita de maior concentração e criatividade pode ser uma saída. Existem profissionais que buscam contato com outras pessoas, por isso é uma saída interessante realizar determinadas atividades em ambientes compartilhados, o coworking.

Dicas para estimular a produtividade no trabalho

A mudança de local faz bem e estimula a produtividade, mas algumas dicas podem ajudar ainda mais. Confira o que fazer:

  • Planeje criteriosamente os dias da semana. Não adianta tentar fazer todas as demandas de uma só vez. É preciso planejar os seus dias para não se atrapalhar e deixar atividades pela metade. Uma dica é dividir as tarefas entre importantes e urgentes. Normalmente, se você analisar, as atividades urgentes são as que eram importantes e foram deixadas para trás.
  • Trabalhe em ambientes bem iluminados. A luz traz disposição e estimula a criatividade. Permanecer horas em locais com pouca iluminação reduz a disposição. Não acredita? Lembre-se de como você se sente em dias nublados ou com muita chuva.
  • Faça pausas. Pode ser para um cafezinho, uma conversa com outros profissionais ou até mesmo para dar uma volta no quarteirão. A pausa é capaz de recarregar as energias e servir como aquele empurrão que faltava em sua produção. Dar uma uma volta pelo centro de Florianópolis, onde fica a HZ, por exemplo, é uma ótima opção.
  • Mantenha a organização e limpeza. Ambiente de trabalho sujo, mesas repletas de xícaras, equipamentos ou objetos sem uso podem significar que a sua rotina está caótica. Limpe as gavetas, apague e-mails ou arquivos que não usa, deixe em sua mesa apenas aqueles materiais que irá de fato utilizar.
  • Reduza ruídos. Um ambiente compartilhado como o coworking exige atenção e cuidado com os outros usários. E isso inclui reduzir ao máximo os ruídos que possam atrapalhar o trabalho de quem está no mesmo ambiente. Por isso, tome atitudes como o uso de fones e se beneficie também da música, um estímulo para exercitar sua criatividade.

Bônus: Uma dica valiosa é considerar utilizar, mesmo que por um tempo determinado, um espaço adequado, impecável na organização e estrutura para a execução de seu trabalho. É uma boa alternativa para que o profissional não perca o foco e a produtividade. Uma “imersão” de alguns dias em novo ambiente de trabalho pode ser estimulante e revigorante, servindo como o grande impulso para a conclusão daquele projeto importante.

Conheça os espaços da HZ

A HZ coworking space conta com amplos espaços para atender sua necessidade. Seja uma sala privativa para finalizar um trabalho que necessite de foco e concentração total até um ambiente maior para reuniões ou trabalhos coletivos, que estimula a criatividade, inspiração e interação com outros empreendedores.

Convidamos você para nos visitar e conhecer nossas instalações para descobrir in loco um mundo de possibilidades que aguarda você e sua equipe. Estamos na avenida Rio Branco, localização privilegiada no Centro de Florianópolis. Entre em contato pelo WhatsApp e marque sua visita.



Nenhum comentário

Comentar