Certificado digital movimenta a economia brasileira

Desde que se tornou um item obrigatório para determinadas empresas, a emissão do certificado digital tem ajudado a dar um salto na economia do Brasil, mesmo em tempos de crise.

certificado digital

De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) em 2016, 71% do total do Produto Interno Bruto (PIB) arrecadado em 2015 foi gerado através de operações com uso de certificado digital. Isso resultou em R$ 4,2 milhões movimentados graças ao uso desta tecnologia.

O estudo da ANCD não inclui empresas de pequeno porte (Simples Nacional e MEI), que não estavam inclusas na lei que define a obrigatoriedade do uso do certificado digital. Isso passou a valer para elas somente depois de dezembro de 2015. Até então não era necessária a certificação digital para emitir notas fiscais eletrônicas, por exemplo.

Segundo a legislação, corporações que necessitam utilizar a assinatura digital para transmitir relatórios a órgãos governamentais devem possuir a certificação digital. Esta pode ser realizada por uma empresa certificadora ou por uma empresa parceira.

A legislação prevê que, a partir do mês de janeiro de 2017, empresas com mais de três funcionários precisam possuir certificado digital. Essa exigência da certificação vem sendo ampliada gradativamente e, desde dezembro de 2015, se faz necessária também para as optantes do Simples.

Além da exigência do certificado, as empresas têm optado pelo uso deste serviço por causa das vantagens proporcionadas. Uma delas é a segurança nas transações pelo meio eletrônico, por exemplo, quando há a emissão de documentos com assinatura digital.

Para o diretor-executivo da ANCD, Antonio Cangiano, com a certificação digital é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços. “Isso dá maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos”, diz.

A HZ Escritório Virtual é uma empresa parceira da Soluti Certificação Digital, referência no mercado quando o assunto é certificado digital. Clique aqui para conhecer este e outros serviços da HZ.

Baixe nosso Guia Rápido de perguntas e respostas sobre Certificado Digital!



Nenhum comentário

Comentar