Coworking para advogados: quais os benefícios?

Utilizar o coworking vem sendo a opção de muitos advogados quando se deparam com os altos custos para manter uma sala própria ou mesmo alugada numa região bem localizada. Mas os benefícios vão além da questão financeira.

coworking para advogados

Os gastos não envolvem apenas locação ou compra de sala e aquisição de móveis de escritório. É necessário também providenciar a contratação de pessoal para que o escritório possa de fato funcionar. O investimento é alto e muitas vezes foge da realidade do profissional que está começando a carreira e que sequer conseguiu receber honorários em seus processos.

Uma alternativa para os advogados poderia ser o home office. Trabalhar em casa, com toda a tecnologia disponível e tranquilidade para estudar e escrever parece ser um bom cenário. Mas aí eis que surgem outros desafios:

  • Como conquistar ou se reunir com possíveis clientes?
  • Tenho o espaço adequado para realizar atendimento?

Utilizar cafés e restaurantes pode até ser uma opção para reuniões eventuais, mas não pode ser adotada como uma prática. Levar os clientes para casa então, nem pensar. Diante desse cenário, o número de profissionais – principalmente os jovens advogados – que passaram a utilizar escritório virtual e coworking tem sido cada vez maior. Entre os principais vantagens está a de trabalhar próximo a outros profissionais de diferentes áreas e do cliente, com infraestrutura completa e serviços adicionais como atendimento telefônico personalizado e agendamento de horários. Por isso, escritório virtual e coworking para advogados são uma excelente opção.

Redução de custos e atendimento com hora marcada

Mesmo tendo trabalhado em escritório próprio por alguns anos, o advogado Caio Gnoato buscou no escritório virtual o melhor caminho para alavancar sua carreira. O profissional formado em 2011 atualmente mescla o trabalho em home office com o escritório virtual da HZ no centro de Florianópolis.

Ele destaca que a estrutura, a localização e questões como a internet de qualidade foram fundamentais para a escolha. “O mais importante para mim é a economia que eu consegui ao escolher um escritório virtual e o ganho de produtividade ao não assumir algumas funções burocráticas que seriam necessárias caso optasse por um escritório tradicional”, destaca o advogado. “Não tenho os custos de alugar e montar toda a estrutura física de um escritório, nem as preocupações administrativas com funcionários. Isso me poupa tempo e traz economia e rentabilidade”.

Cliente da HZ escritório virtual desde maio de 2014, Caio realiza todos atendimentos aos clientes no escritório compartilhado. “A parte técnica de meu trabalho, que é a elaboração de petições e peças judiciais, eu realizo em minha casa. Mas todos os atendimentos a clientes, sempre com hora marcada, é realizado dentro no escritório virtual”, conta. “Também por ali é feito todo o atendimento personalizado, como o agendamento com clientes e recebimento de minhas correspondências”.

O ambiente de escritórios compartilhados não reúne apenas advogados. Profissionais liberais e empreendedores das mais diversas áreas de atuação se encontram nesse tipo de espaço. Com isso, crescem as chances de ampliar contatos, fazer parcerias e conquistar clientes. Ao optar por um escritório compartilhado, o advogado pode dedicar o seu tempo para o atendimento e networking com outros profissionais, além de ampliar a rede de contatos.

Quer conhecer o coworking para advogados que a HZ escritório virtual proporciona para você? Entre em contato e venha nos fazer uma visita.



Nenhum comentário

Comentar