Escritório virtual e coworking: Conheça 10 profissões que podem ter sucesso usando um ambiente compartilhado

Quando falamos em escritório virtual e coworking , muitos profissionais liberais podem pensar: “esse tipo de coisa não serve para mim”. Será que isso é verdade? Ou será que a estrutura de ambientes de trabalho compartilhado pode contribuir para o sucesso de profissionais liberais?

 profissões e escritório virtual

O uso de escritório virtual e coworking cresce vertiginosamente em todo o mundo e abrange diferentes áreas de atuação. Segundo o Censo 2017 da Coworking Brasil, no país já são 810 espaços conhecidos, um aumento de 114% em relação ao ano anterior. Empresas e também profissionais liberais podem se beneficiar deste tipo de serviço. Trazendo para um ambiente compartilhado suas experiências, cultura e projetos, os profissionais experimentam uma das principais tendências da nossa sociedade: a colaboração

Profissionais que valorizam a liberdade e flexibilidade podem usufruir de escritório virtual e coworking. Algumas profissões, em particular, têm se beneficiado da nova tendência do trabalho, seja com escritórios virtuais, seja com coworking. Veja algumas delas:

Engenheiro

Responsável por acompanhar e fiscalizar obras residenciais e comerciais, o profissional muitas vezes tem a opção de manter a sua própria empresa. Atuar em um escritório virtual traz a possibilidade de ampliação da rede de contatos e atendimento personalizado a clientes.

Coach

Profissão cada dia mais em alta no mercado, o coach ajuda clientes a conquistarem uma visão estratégica de seu empreendimento ou perfil pessoal. Com esse entendimento, passa a atuar para que o cliente melhore a performance e conquiste seus objetivos profissionais e pessoais. Muitas vezes o uso de um escritório virtual pode servir para que o coach realize atendimentos em determinada cidade, em Florianópolis, por exemplo, ou mesmo realize treinamentos utilizando salas com estrutura adequada.

Arquiteto

O arquiteto, seja ele profissional liberal ou proprietário de uma empresa, sempre busca a mobilidade em seu dia a dia. Visita a obras em andamento e clientes em locais distintos são tarefas comuns. Por isso, o uso de escritório virtual e  coworking é uma opção muito procurada.

Advogados

Advogados podem utilizar um escritório virtual como forma de atendimento a clientes ou mesmo para elaboração de peças jurídicas, com a opção de usufruir dos serviços de atendimento personalizado e gerenciamento de agenda. Além disso, é uma alternativa para os profissionais de outras localidades que queiram buscar maior participação no mercado de Florianópolis.

Psicólogos e nutricionistas

Profissionais da área de saúde também podem se beneficiar com o uso de um ambiente como o oferecido pela HZ escritório virtual para montar um consultório. Imagine a mobilidade e as possibilidades que se abrem para esses profissionais quando eles buscam clientes/pacientes em regiões diferentes das que atuam normalmente.

Imagine um profissional que reside em São José ou Palhoça e que pode alugar um escritório virtual para atender pacientes uma vez por semana, por exemplo, no centro de Florianópolis. Na HZ também é comum estes profissionais optarem pelo serviço de atendimento telefônico personalizado e gerenciamento de agenda, para se concentrarem nos atendimentos sem interrupções e sem necessidade de contratação de secretária para atender telefonemas e marcar horários.

Jornalista

Com a internet, é cada vez mais rara a presença de jornalistas em redações e diante disso, muitos optam pelos trabalhos freelancer ou realizando assessoria de imprensa para clientes.

Utilizar um espaço flexível é uma excelente opção para que os profissionais de comunicação possam realizar reuniões ou mesmo elaborar as pautas e reportagens. É uma oportunidade para conquista de novos clientes ou parceiros diante da possibilidade de contatos com profissionais de áreas distintas.

Consultor

Em muitas oportunidades, consultores trabalham nas empresas em que prestam a consultoria. A flexibilidade faz com que esse profissional não tenha uma necessidade real de possuir um espaço físico próprio. Contar com a possibilidade de utilizar um espaço flexível, com salas e espaço para reuniões montadas e em local privilegiado no centro de Florianópolis é um grande diferencial.

Outra opção para os consultores é contratar um serviço de endereço fiscal. O endereço nobre, além de trazer redução de custos em comparado à locação de um espaço físico, além de passar credibilidade para clientes.

Contador

Em escritório virtual e coworking muitas vezes surgem empresas, startups e negócios que precisam de formalização e dedicação de um profissional da área de contabilidade. Atuar em meio a esse ambiente é estar próximo a parceiros de negócios e trabalhar com a prospecção de clientes full time. O contador é um dos profissionais que mais podem se beneficiar duplamente com os escritórios virtuais – pelo uso dos serviços e pela possibilidade de prospectar novos clientes.

Profissionais de Marketing

Os profissionais da área de marketing e comunicação talvez sejam os que mais vantagens podem obter com o escritório virtual e coworking – mais até do que os contadores. Diagramadores, web designers, produtores de conteúdo, analistas de mídia social, programadores, enfim, todos os que integram essa área de atuação tão ampla podem se conectar em um único local. O ambiente coworking traz a troca de experiências e informações e a manutenção de escritório virtual facilita a realização de reuniões, contatos e etc.

Qual o seu ramo de atuação? Já pensou em conhecer um pouco mais de ambiente coworking ou então utilizar um escritório virtual em Florianópolis? Faça contato com a HZ escritório virtual.



Nenhum comentário

Comentar