tecnica pomodoro hz o que é e como usar

Técnica Pomodoro: o que é e como usar para ser mais produtivo

Você já ouviu falar da técnica Pomodoro? Esta estratégia inovadora, concebida e aprimorada pelo italiano Francesco Cirillo com o propósito de dividir o tempo de trabalho em intervalos curtos e regulares, ajuda na gestão das tarefas e na manutenção uma rotina eficiente, produtiva e saudável.

tecnica pomodoro hz o que é e como usar

A essência do método é trabalhar intensamente por 25 minutos, conhecidos como “pomodoros”, seguidos de um descanso de 5 minutos. A cada quatro pomodoros, você se concede um intervalo mais longo, de 15 a 30 minutos.

Contrariando a crença popular de que muitas pausas podem distrair e desviar o foco, a técnica Pomodoro prova o contrário. Estudos já validaram sua eficácia, especialmente para profissionais autônomos ou aqueles que trabalham em home office, cuja renda mensal depende diretamente de sua produtividade diária. Especialistas afirmam que a chave para o sucesso desta técnica é a aderência estrita ao tempo e a criação de uma lista de prioridades antes de começar a aplicá-la em seu dia a dia.

A origem do nome técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro recebeu esse nome porque seu criador começou a medir o tempo usando um cronômetro em forma de tomate (pomodoro em italiano) que tinha em casa.

Aplicativos para adotar a técnica

Hoje, existem vários aplicativos disponíveis para iPhone, iPad e Android que podem facilitar a contagem do tempo e aumentar sua produtividade. Veja os principais:

  • Pomodoro Timer: oferece uma interface simples e fácil de usar para rastrear seus pomodoros. Disponível para iPhone, Android, e iPad.
  • Pomodoro Keeper Free: permite que você rastreie seus pomodoros e pausas, com a opção de personalizar os tempos de acordo com suas necessidades. Disponível para iPad, e iPhone.
  • Pomodoro (Android): oferece recursos semelhantes, permitindo que você personalize seus tempos de pomodoro e pausa. Disponível para Android.
  • TomatoTimer (Web): este é um timer online simples e gratuito que você pode usar diretamente no seu navegador. Ele tem configurações padrão para os tempos de pomodoro e pausa, mas você também pode personalizá-los. Disponível aqui.
  • Forest (iPhone, Android): não apenas ajuda a gerenciar seu tempo, mas também incentiva a produtividade ao permitir que você “plante uma árvore” que crescerá durante o seu pomodoro, mas morrerá se você sair do aplicativo. Disponível para iPhone, e Android.

Passo a passo para implementar a técnica Pomodoro na sua rotina

  1. Identifique a tarefa: Comece identificando a tarefa que você deseja realizar. Pode ser qualquer coisa, desde um projeto de trabalho até estudar para um exame. O importante é que seja uma tarefa que exija concentração e foco.
  2. Defina suas prioridades: Antes de começar, faça uma lista de prioridades. Isso ajudará a manter o foco durante os períodos de trabalho e a evitar distrações.
  3. Prepare-se para o pomodoro: Configure um cronômetro para 25 minutos. Este será o seu “pomodoro”, ou período de trabalho. Durante este tempo, você deve se concentrar exclusivamente na tarefa em questão.
  4. Trabalhe no pomodoro: Comece a trabalhar na sua tarefa. Se você se distrair ou se interromper, anote o que o distraiu, mas volte imediatamente à tarefa.
  5. Faça uma pausa curta: Quando o cronômetro tocar, pare de trabalhar e faça uma pausa de 5 minutos. Este é o momento de se levantar, se alongar, tomar um copo de água ou fazer qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao trabalho.
  6. Repita o processo: Após a pausa, reinicie o cronômetro e comece outro pomodoro. Continue este ciclo até ter completado quatro pomodoros.
  7. Faça uma pausa longa: Depois de completar quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Isso ajudará a evitar a fadiga e a manter a produtividade ao longo do dia.
  8. Continue o ciclo: Após a pausa longa, comece um novo ciclo de pomodoros. Continue este processo até o final do seu dia de trabalho.

 

Seja mais produtivo no coworking da HZ

Além de todos os benefícios proporcionados pela infraestrutura, nosso coworking também ajuda você a ter mais foco e concentração para executar suas tarefas, que, somado ao uso de técnicas com a Pomodoro,torna sua rotina muito mais produtiva.

Confira nossas opções de espaço e venha para a HZ!



Nenhum comentário

Comentar