Pergunte ao Contador: como abrir empresa sem contar com capital de giro?

O empreendedor André Luís Santos utilizou o espaço Pergunte ao Contador para questionar como abrir uma microempresa sem contar com capital de giro. Confira a resposta apresentada por Daniela Thones dos Santos, da Komcorp, empresa parceira da HZ escritório virtual.

Pergunta do empreendedor

Como abrirei e serei um micro ou pequeno empreendedor individual se não tenho capital de giro?

André Luís Santos

Resposta do contador

A Legislação que validou o Micro Empreendedor Individual buscou facilitar e desburocratizar as coisas para o empreendedor no Brasil com vistas à que ele deixe o mercado de trabalho informal e consiga operar seu empreendimento dentro da lei. É uma opção para que pessoas que trabalham por conta própria possam se legalizar como pequenos empresários, com carga tributária mais baixa e acesso a benefícios como a Previdência Social.

Para virar MEI, basta você  fazer um cadastro bem fácil no site portaldoempreendedor.com.br. Em poucos minutos, você consegue o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e fica mais simples abrir uma conta no banco para sua empresa, emitir notas fiscais e buscar empréstimos. Muitos tipos de negócios podem optar por este modelo. Hoje, mais de 500 atividades são permitidas, como artesão, advogado, cuidador de animais, diarista, etc.

Mas nem todo mundo pode virar MEI, sendo preciso seguir algumas regras. Esta categoria não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano (valor válido a partir de 2018). Além disso, a lei não permite que você tenha várias empresas ao mesmo tempo. Em geral, o MEI trabalha sozinho, mas ele pode ter um empregado que recebe um salário mínimo ou o piso da categoria.

Dentre as regras para você ser um micro empreendedor individual, não há nenhuma que aponte a necessidade de um capital de giro, ou capital inicial. Ou seja, você não tem nenhuma obrigação legal de ter esse capital para abrir o negócio.

No entanto, sabemos que qualquer negócio precisa de investimento além de toda ideia, dedicação e trabalho duro. O ideal seria você fazer um plano de negócios focado no seu empreendimento, buscando definir suas metas (a curto, médio e longo prazo), produtos ou serviços, público-alvo e, junto, o quanto você precisaria de capital para fazer o negócio iniciar e manter-se até gerar a renda que você estima e espera, também traçada no seu plano de negócios.

Consideramos o plano de negócios e o Planejamento Financeiro ferramentas indispensáveis para seu empreendimento manter-se saudável financeiramente e crescendo, buscando atingir o sucesso.

Daniela Thones Santos – Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil
Avenida Rio Branco, 1450 – 8º andar
Florianópolis
Telefone: (48) 2106-4300
contato@komcorp.com.br

Tem dúvidas sobre o trabalho do Contador?

Quer saber mais sobre o que precisa para abrir seu negócio ou tornar a gestão mais eficiente? A HZ ajuda você. Envie sua Pergunta ao Contador, preenchendo o formulário abaixo. Sua pergunta será respondida por um dos escritórios de contabilidade parceiros da HZ. Participe!


Deixe seu Comentário

Related posts: