Coworking: vale a pena optar pelo ambiente de trabalho compartilhado?

Trabalhar em um ambiente coworking é uma grande oportunidade, gerando experiências positivas e possibilitando o aumento da produtividade, o compartilhamento de conhecimentos e – por que não? – a conquista de novos clientes.

coworking vale a pena

Coworking é uma forma de trabalho onde profissionais, de áreas diferentes ou áreas afins, compartilham o mesmo espaço físico. É uma nova forma de pensar o ambiente profissional  que vai muito além da redução de custos. Para ajudar você a analisar se vale a pena escolher um coworking como local de trabalho, seja eventual ou permanente, preparamos uma lista com 6 vantagens de se trabalhar em um ambiente compartilhado.

Confira e prepare-se para mudar sua rotina de trabalho!

Economia

O principal ponto quando se fala em coworking é a economia de custos em relação à opção de possuir um local exclusivo, com toda a infraestrutura para o seu empreendimento.. Além do dinheiro para abrir uma empresa, no caso de quem está começando, montar um escritório requer  investimento em aluguel, móveis e internet de qualidade, entre outros itens. No coworking, o empreendedor economiza e tem mais tempo e recursos para investir na captação de clientes.

Relacionamento

Em qualquer etapa do negócio, ampliar a rede de contatos é fundamental. O espaço coworking é o local ideal para os novos empreendedores por proporcionar uma grande possibilidade de interação com profissionais de diferentes áreas que, assim como ele, estão buscando novas oportunidades e projetos.

Atendimento

A falta de um local apropriado para reuniões é uma dor de cabeça para os empreendedores que começam o negócio em casa. Quem trabalha em um ambiente de coworking, como por exemplo o da HZ escritório virtual, conta com a opção de agregar outros serviços como alugar salas de reunião, atendimento telefônico personalizado, gerenciamento de agenda  e até mesmo ter espaços para pequenos treinamentos e meetups.

Outra opção ainda pode ser utilizar o serviço de endereço comercial para transmitir uma imagem mais profissional ao empreendimento que está dando os primeiros passos, e até mesmo o endereço fiscal para o registro de sua empresa.

Clientela

Como o espaço de coworking é compartilhado por diferentes empresas e profissionais, sempre existe a chance de existir entre eles clientes em potencial. Nesse contexto, você vai poder empreender e, ao mesmo tempo, conquistar clientes. Além disso, também é bastante comum que empresas contratem os serviços umas das outras quando compartilham a mesma área de trabalho.

Inovação e conhecimento

Utilizando um espaço de coworking, você está transmitindo ao mercado a mensagem que seu empreendimento está antenado com as culturas de inovação. O uso deste tipo de espaço compartilhado é associado a uma atitude moderna e também proporciona aprendizado constante com a troca de ideias e experiências. Você pode estar tomando um café ou sentando ao lado de um futuro cliente ou parceiro de negócios.

Criatividade e produtividade

Home office é uma alternativa muito utilizada, mas empreendedores muitas vezes têm dificuldade em se adequar a esse estilo de trabalho. Mudar o ambiente de trabalho auxilia em sua produtividade para executar tarefas complicadas como aquele projeto importante ou uma tese. Trabalhar em um ambiente repleto de pessoas com outras atividades ou áreas de atuação também ajuda a estimular a criatividade. Pode ser aquele “clique” que falta no seu dia a dia profissional.



Nenhum comentário

Comentar